Cota não é esmola, é igualdade.


(Imagem retirada de : (falauniversidades.com.br)


Falácia - Substantivo Feminino. Qualidade do que é Falaz; Falsidade. ( retirado do "Oxford Languages")


  • Lei nº 12.711/2012, sancionada em agosto de 2012 pelo governo Federal ao comando de Dilma Rouseff, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. ( Portal.mec.gov)


        
      Melanócitos, proteínas e genes, esta é a representação histórica da formação básica de cada ser humano habitante na face da terra e também a causa das cotas PPI (Pretos, Pardos e Indígenas.)


A história nos afirma que todos fomos feitos igualmente, mas que ao longo dos anos de evolução humana passamos a ter nosso próprio caminho e opiniões, mas alguns de nós caminharam sem empatia e respeito, o que nos arrasta a anos de preconceito a tudo que é fora do padrão estipulado como "normal".


As cotas se estendem em torno da maioria da população brasileira, a minoria. O país se estende em uma grande parte de população carente, onde a maioria dos jovens pertencem a escola pública, que abriga em maioria pessoas que vem de longas distâncias, moram em zona rural, indígena ou de famílias carentes.

  • Mas porquê as cotas protegem indígenas , pardos e negros?





(Imagem por, Jhonatan Lins, G1.com)



      O povo indígena é subjugado desde a descoberta do Brasil, o ensino é de acordo com sua vivência, é como o professor consegue chegar até eles, através de sua vivência do dia a dia. A cota se torna justa pois o indígenas irão competir entre si, com o mesmo nível de conhecimento, com a mesma qualidade de ensino, com a mesma perspectiva de estudo, o que torna a competição justa.

"É necessário  entender que não se trata somente de um indivíduo de baixa renda que busca acesso ao ensino superior, mas de um estudante que pertence a um povo indígena, uma coletividade, que possui modos específicos de se relacionar entre si e com outros povos"( Talita Larazin Dal Bo, antropologa social e pesquisadora de Centro de Estudos Ameríndios, CEstA/USP).

Agora imagine um cenário, um povo indígena, com sua linguagem própria, com um limitado acesso a tecnologia para buscar preservar suas raízes e com aulas em um ambiente completamente diferente do que a sociedade é acostumada, seria justo? Quantos deles realmente conseguiriam estar em um curso superior competindo com pessoas com formas ensino completamente diferente? 

Eis a resposta, nenhum.

(As cotas não deveriam existir se… #OPINIÃO | Voz das Comunidades)



      Eis a questão, é realmente necessário discutir a necessidade da cota racial? No país em que vivemos onde discriminamos 51% da nossa população pela cor?

Deixo apenas uma imagem auto explicativa e uma lembrança, fomos construídos a base da escravidão, sofrimento e morte apenas por ser negro, em que momento vamos acabar com isso de uma vez por todas? Quando todos estiverem mortos por subjugação?




Anna Beatriz De Jesus Pereira.
Engenheira Agrícola e Ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se todos fossem líderes onde se encaixariam os operários?

Universidade ou Emprego?