Universidade ou Emprego?

 



      As escolhas de hoje decidem nosso amanhã, isso já começa a partir do ensino médio, onde começamos a tentar nos identificar com algo, ouvir muitos "Você tem cara de...", e no fundo ainda não sabemos o que queremos. Mas estamos no Brasil, o lugar de "Escolha o que vai te dar mais dinheiro rápido para sair logo de onde está''. 

Não somos questionados sobre o que temos aptidão ou o que gostaríamos realmente de fazer, somos empurrados o mais rápido possível para um curso qualquer, que não é nosso sonho mas é o de muitos outros, e depois apenas seguimos o fluxo para nos formar e ter rentabilidade.

Mas esse momento está sendo ofuscado pelo novo momento, a dificuldade do ENEM (Exame Nacional Do Ensino Médio). Não é mistério para ninguém que a prova é feita em base do conhecimento da elite e não do real ensino público do Brasil, chegamos ao momento em que escolhemos o curso que a nota dá e rezamos para nos adaptar a ele e conseguir ser um bom profissional.

Agora chegamos a parte da realidade do Brasil, os jovens das grandes capitais saem em busca do menor aprendiz aos 16 anos em pró de ajudar nas contas dentro de casa, os anos vão passando e ele se adapta apenas a uma rotina de trabalho exaustiva, pelas várias conduções que pega, e logo se acostuma apenas com isso, porquê nota que não vai ter tempo para fazer um curso superior, ou , teria que ficar desempregado para cursar presencialmente visto a desvalorização dos cursos a distância, que para empregadores significa apenas adendo a currículo e que nenhum aprendizado foi correto visto que a pessoa não tinha um horário fixo de estudo e não se deslocava de sua casa a um centro universitário.


O que devo optar, um emprego que sustente minha família agora ou uma faculdade que vai me dar qualidade de vida a longo prazo?

   Primeiro de tudo, mesmo com Bacharelado você ainda não irá arrumar emprego com tanta facilidade, obterá mais oportunidades, isso é uma certeza, mas sempre haverá o pós graduado na sua frente, mas com esforço no estágio você provavelmente conseguirá um emprego na empresa que estagiou e irá conseguir fazer sua pós graduação.

Mas qual motivo para optar pela faculdade e não por um emprego de carteira assinada?

  • Com um ensino superior você terá uma jornada de trabalho justa e um salário justo para o que você exerce.
  • Maior capacitação; na faculdade você aprende a profissão por inteiro e logo decide sua especialização , onde irá ser o adendo do currículo e te tornará mais seleto a empresas que precisa de algo em específico e você pode oferecer.
  • Escolher o ensino superior não é fácil, o Brasil passa por uma dificuldade social extrema, onde mais da metade da população precisa tomar essa decisão cedo, opta pelo trabalho e espera um dia ter um tempo melhor para poder fazer um curso superior.
  • Se você mora no interior ou em uma cidade tranquila na capital e tem saúde mental estável, é possível ainda conseguir conciliar os dois, estudar e trabalhar.

Se tiver condições físicas e mentais, escolha um curso com calma, se mora em uma capital, opte pela mesma escolha, é preciso trabalhar e todos sabemos, mas tentem pelo menos um curso a distância, te dá uma segurança de emprego maior, de um trabalho e salário mais justo, de um tempo de descanso necessário, de poder contribuir a quem você queira e precisa.

A profissão ainda existe, como mecânicos, eletricistas, encanadores e pedreiros além de outros, e tudo bem se quiser qualquer uma delas se for o que realmente quer, então se qualifique, há cursos técnicos que ajudam no aprendizado e te torna um profissional de qualidade, o capitalismo do mundo objetifica a profissão, se tem um diploma é válido, se não tem, não vale e não sabe.

A 30 anos atrás ainda era possível aprender uma profissão e se qualificar nela sem ir a escola, se tornar um profissional de qualidade, ganhar salários altos, ter uma vida tranquila e sem muitos questionamentos, mas com o avanço tecnológico e monetário do planeta tudo se tornou mais difícil, então ou nos adequamos ou decaímos.


______________________________________________________________________________

Postagem Por: Anna Beatriz de Jesus Pereira

Engenheira Agrícola e Ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cota não é esmola, é igualdade.

Se todos fossem líderes onde se encaixariam os operários?