Educação Superior para quem?

 “A educação superior deve ser para uma elite e não para as minorias".





Racismo;

  Atitude hostil ou discriminatória em relação a um grupo de pessoas com características diferentes, notadamente etnia, religião, cultura.

  • A lei Eusébio de Queiroz  ocorreu em 4 de Setembro 1850 na legislação escravista brasileira, na qual proibia a entrada de Africanos em condição de escravos para o Brasil. Foi a primeira lei abolicionista no Brasil.
  • A lei do ventre livre conhecida também como “Lei Rio Branco” foi uma lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 assinada pela princesa Isabel, esta lei considerava livre todos os filhos de mulheres de escravas nascidos a partir de 1871 seriam considerados pessoas livres.

  • A Lei dos Sexagenários , promulgada em 28 de setembro de 1885, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
  • A lei Áurea foi a legislação oficial que determinou a abolição da escravatura no Brasil em 13 de maio de 1888, assinada pela princesa Isabel ponto fim oficialmente ao sistema escravocrata brasileiro, que foi pressão dos republicanos para tornar o Brasil república ela tentou manter a monarquia, mas não conseguiu. 
     Ao ler essas leis o que se torna notável? 

   Exatamente, os negros jamais foram considerados pela monarquia e boa parte da atual população planetária como um ser igual, as leis citadas que ainda são válidas, são apenas um amenizador a dor, humilhação e descaso que pessoas negras sofrem até hoje, e o Brasil, por base e fundação histórica, é racista em maioria, mas Vela e nega, afinal, somos construídos a base de opiniões externas e não por próprias.

A inserção de alunos negros no Ensino Superior obteve novos olhares com a chamada lei das cotas. Embora sejam sociais, entende-se de forma geral, que promovem o preconceito e a desqualificação mesmo que sejam inconstitucionais por atingirem somente uma parte da população. 

As cotas destinam vagas em instituições públicas ou privadas para grupos minoritários, como negros, pardos e indígenas. 

As cotas, surgidas na Índia, em 1930, são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étno raciais. Com o advento das cotas, o número de universitários negros, segundo o IBGE dobrou, em 2005 o percentual era de 5,5% ; já em 2015 esse percentual foi de 12,8%, entretanto, não melhoraram as relações com os alunos negros nas universidades, quer públicas ou privadas.  

O ser humano perde o senso e a ética ao longo do tempo, quanto mais se qualificam, menos aprendem. Para uma pessoa negra ou qualquer pessoa que fuja dos padrões de "perfeição" impostos ao longo do tempo é um ato heroico sair do ciclo escolar sem traumas, sem ofensas e principalmente, conseguir estabilizar-se emocionalmente e seguir uma carreira para o ensino superior e profissional,

Unicamp 2016


FGV ( Faculdade Getúlio Vargas) 2018


UFScar 2019


A educação foi feita para todos, somos humanos, inteligentes, capazes e independentes, mas a cada dia os mesmos seres humanos utilizam da mesma capacidade para desqualificar outros, seja pela cor da pele, pela origem, pelo rosto, pelo corpo ou até mesmo pelo curso superior, milhares para se unir e tecer comentários maldosos, ofensas, agressão psicológica e física , causando a destruição de um sonho de alguém, de uma realização, de uma espera e esforço enorme que só quem fez sabe, mas apenas algumas palavras derrubam cada muro levantado com esforço. As minorias estão se tornando elites, e a coragem que os fizeram sobreviver chegaram com eles.

Educação superior para quem? Para todos aqueles que querem contribuir para a mudança no mundo, comece por si mesmo e um passo será dado.



--------------------------------------x-----------------------------x-------------------------------------x----------------


Anna Beatriz de Jesus Pereira
Engenheira Agrícola e Ambiental.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cota não é esmola, é igualdade.

Se todos fossem líderes onde se encaixariam os operários?

Universidade ou Emprego?